segunda-feira, 28 de outubro de 2013

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Por que dividimos o tempo de 60 em 60?

alarmclock-512

Foi a civilização suméria, em 2000 a. C., que criou o sistema numérico sexagesimal. A escolha é bastante particular, já que a maioria das sociedades humanas escolheu 5, 10 ou 20 como seu número-base. Os sumérios achavam o 60 bastante flexível já que ele é o menor número simultaneamente divisível por 1, 2, 3, 4, 5 e 6. Se isso já é uma vantagem hoje, imagine naquela época, quando as continhas eram feitas usando os dedos das mãos. Foi essa facilidade que fez com que o 60 ganhasse aura de número “mágico” e se tornasse tão importante para aquele povo.
Essa base sexagesimal deu origem a diversas unidades antigas, como a dúzia (12), submúltiplo de 60 (60 dividido por 5), que foi usada para dividir a parte clara e a parte escura do dia em 12 horas cada. “Só não dividiram as partes do dia em 60 porque ainda não havia instrumentos que pudessem chegar a essa fração tão pequena de tempo”, diz Roberto Boczko, do Instituto de Astronomia da USP. Quando os instrumentos tornaram-se mais precisos, notou-se a possibilidade – e a necessidade – de subdividir-se a hora. Assim, em 1670, surgiu o “minutum” que, em latim, significa “pequeno”. Foi o cientista holandês Christian Huygens, responsável pela divisão, quem decidiu manter a tradição suméria. Por volta de 1800, a necessidade de medir intervalos ainda menores levou ao aparecimento de um “pequeno de segunda ordem”, o que hoje chamamos só de segundo.

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Êêêê ... idade que chega .....




Três irmãs, Wanda, de 90, Wilma, 88 e Waneide, 86 aninhos de idade, viviam na mesma casa.

Uma noite, Wanda, a de 90, começa a encher a banheira para tomar banho; põe um pé dentro da banheira, faz uma pausa e grita:

- Alguém sabe se eu estava entrando ou saindo da banheira?

A irmã, Wilma, de 88, responde:

- Não sei, já subo aí para ver!

Começa a subir as escadas, faz uma pausa, e grita:

- Eu estava subindo ou descendo as escadas?

A irmã caçula, Waneide, a de 86, estava na cozinha tomando chá e escutando suas irmãs. Balança a cabeça e pensa:

- Que coisa mais triste! Espero nunca ficar assim tão esquecida...

Prevenida, bate três vezes na madeira da mesa, e logo responde:

- Já vou ajudá-las, mas antes vou ver quem está batendo na porta!

 
Colaboração : Ditão

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Faça o teste do perfil ideológico e descubra se você é de esquerda ou de direita

Para cada uma das 10 questões listadas no link abaixo há dois posicionamentos opostos como possíveis respostas (A e B). Seja honesto consigo mesmo, pense seriamente sobre cada assunto e marque a posição com a qual você mais concorda sobre cada tema e confira em que segmento ideológico você se enquadra. As 10 questões abordam temas que costumam demarcar bem as diferenças entre concepções ideológicas de esquerda e de direita. O questionário criado pelo Datafolha para aplicar esse tipo de pesquisa no Brasil é uma adaptação de pesquisas internacionais do gênero. Este teste para a internet foi elaborado com base no questionário do instituto. Já os agrupamentos ideológicos foram feitos a partir da tipologia política do Pew Research Institute em estudos sobre o comportamento político de norte-americanos.
esquerda-direira
Depois de fazer o teste, compartilhe conosco o resultado. O meu resultado está aí, logo abaixo, pra quem quiser saber. Devo confessar que geralmente me identifico como “de direita”, mas, segundo o teste em questão, meu perfil ideológico é “de centro”. E o seu?
ideologia política
As porcentagens que você vê acima foram extraídas do resultado oficial da pesquisa do instituto Datafolha realizado no Brasil. Você ainda pode ver a porcentagem de brasileiros que responderam a cada questão em particular no infográfico abaixo:
ideologias
A Veja disponibiliza um teste parecido em seu site, onde, em vez de duas, distinguem-se quatro ideologias (além de esquerda e direita, há ainda liberal e antiliberal). Para realizá-lo, basta acessar o Politicômetro.

Uma do Joãozinho ...

O professor está almoçando no restaurante de uma Universidade.

Chega o Joãozinho com sua bandeja e se senta ao seu lado.

O professor diz: - "Um porco e um pássaro não se sentam juntos para comer."

O Joãozinho responde: - Pois então, eu saio voando - e troca de mesa.

O professor "roxo" de raiva, decide vingar-se na próxima prova, mas o Joãozinho responde todas as perguntas brilhantemente.

Então o professor lhe faz a seguinte pergunta:- "Você está caminhando pela rua e encontra uma bolsa, dentro está a sabedoria e muito dinheiro. Qual dos dois você pega?"

E o Joãozinho responde sem titubear:- "O dinheiro."

E o professor lhe diz: -"Eu, em seu lugar, teria agarrado a sabedoria. O que acha?"

-"Cada um pega o que não tem." responde Joãozinho

O professor, já histérico, escreve em uma folha da prova:"Idiota"E a devolve ao Joãozinho.

Joãozinho pega a folha e se senta.

Depois de alguns minutos se dirige ao professor e diz:-"O senhor assinou minha prova, mas não me deu a nota."



.... da Net