A modelagem mais moderna para a Teoria da Resposta ao Item utiliza a Estatística Bayesiana. Nessa modelagem, a probabilidade de acerto de um item é condicionada à habilidade e conhecimento do examinando. A curva que modela a probabilidade de acerto de um item é uma função crescente na ordenada da habilidade e conhecimento; o gráfico que tem a probabilidade condicional de acerto de um item na ordenada e a habilidade e conhecimento na abscissa é conhecido como Curva Característica do Item.
Na abordagem bayesiana da Teoria da Resposta ao Item costuma-se representar a habilidade e conhecimento por uma variável aleatória simbolizada pela letra grega
; a variável aleatória que representa o acerto ou erro de um item ´s simbolizada pela letra
; o resultado (acerto ou erro) de um item respondido é representado por
, onde
normalmente representa o acerto do item e
representa o erro. O gráfico da Curva Característica do Item acima é portanto um gráfico que associa a probabilidade de acerto
em função de
. Adicionalmente costuma-se utilizar o índice
para indicar um examinando específico (
representa a habilidade e conhecimento do examinando
) e o índice
para indicar um item específico (
representa os possíveis resultados do item
e
representa a resposta do examinando
ao item
).
; a variável aleatória que representa o acerto ou erro de um item ´s simbolizada pela letra
; o resultado (acerto ou erro) de um item respondido é representado por
, onde
normalmente representa o acerto do item e
representa o erro. O gráfico da Curva Característica do Item acima é portanto um gráfico que associa a probabilidade de acerto
em função de
. Adicionalmente costuma-se utilizar o índice
para indicar um examinando específico (
representa a habilidade e conhecimento do examinando
) e o índice
para indicar um item específico (
representa os possíveis resultados do item
e
representa a resposta do examinando
ao item
).
Existe uma gama extensa de modelos da Teoria da Resposta ao Item: os modelos mais complexos podem considerar uma multidimensionalidade da habilidade e conhecimento onde a variável teta que a representa é um vetor multidimensional
como também considerar a abordagem de créditos parciais para acomodar itens com estágios hierárquicos de desenvolvimento, por exemplo: primeiro estágio se nada está correto na resolução do item (
). segundo estágio se o item foi corretamente esquematizou o problema corretamente (
); terceiro estágio se o desenvolvimento do raciocínio está correto (
) e; quarto estágio se o item foi respondido corretamente na íntegra (
). O modelo de créditos parciais, embora pouco utilizado, é adequado para questões discursivas.
como também considerar a abordagem de créditos parciais para acomodar itens com estágios hierárquicos de desenvolvimento, por exemplo: primeiro estágio se nada está correto na resolução do item (
). segundo estágio se o item foi corretamente esquematizou o problema corretamente (
); terceiro estágio se o desenvolvimento do raciocínio está correto (
) e; quarto estágio se o item foi respondido corretamente na íntegra (
). O modelo de créditos parciais, embora pouco utilizado, é adequado para questões discursivas.
O modelo mais simples e usual da Teoria da Resposta ao Item considera itens dicotômicos (onde os possíveis resultados são acerto ou erro) e uma função logística para modelar a Curva Característica do Item:
Na modelagem bayesiana da Teoria da Resposta ao Item, conforme citado no início, diz-se que as respostas
onde
é o número de itens respondidos pelo examinando
estão correlacionadas através da habilidade e conhecimento
do examinando. Se
fosse conhecido, as respostas
seriam independentes estatisticamente. Essa abordagem costuma suscitar algumas confusões pois para o cálculo daverossimilhança utilizaremos o fato de que
,
, ...,
são independentes estatisticamente, ao passo que
,
, ...,
são estatisticamente dependentes. Essa propriedade é conhecida como independência condicional e pode ser estudada em mais detalhes em artigo de De Finetti, B; por ora consideremos que se soubéssemos o verdadeiro valor da habilidade e conhecimento de um examinando as suas respostas a um conjunto de itens seriam estatisticamente independentes pois já saberíamos sua habilidade. Dessa forma, submetê-lo a um conjunto de itens seria inútil: os acertos e erros aos itens seriam meramente aleatórios. Para que a Teoria da Resposta ao Item seja aplicável é necessário pressupor que a habilidade e conhecimento de um examimando seja conhecido através de uma incerteza, representada por uma distribuição de probabilidade, e que os acertos e erros de um examinando numa prova revelem informações sobre seus conhecimentos e habilidades.
onde
é o número de itens respondidos pelo examinando
estão correlacionadas através da habilidade e conhecimento
do examinando. Se
fosse conhecido, as respostas
seriam independentes estatisticamente. Essa abordagem costuma suscitar algumas confusões pois para o cálculo daverossimilhança utilizaremos o fato de que
,
, ...,
são independentes estatisticamente, ao passo que
,
, ...,
são estatisticamente dependentes. Essa propriedade é conhecida como independência condicional e pode ser estudada em mais detalhes em artigo de De Finetti, B; por ora consideremos que se soubéssemos o verdadeiro valor da habilidade e conhecimento de um examinando as suas respostas a um conjunto de itens seriam estatisticamente independentes pois já saberíamos sua habilidade. Dessa forma, submetê-lo a um conjunto de itens seria inútil: os acertos e erros aos itens seriam meramente aleatórios. Para que a Teoria da Resposta ao Item seja aplicável é necessário pressupor que a habilidade e conhecimento de um examimando seja conhecido através de uma incerteza, representada por uma distribuição de probabilidade, e que os acertos e erros de um examinando numa prova revelem informações sobre seus conhecimentos e habilidades.
Considerando a propriedade da independência condicional dos acertos e erros dos itens respondidos por um examinando, a verossimilhança gerada pelas respostas de um examinando é dada por:
Após o examinando responder um conjunto de itens a estimativa da habilidade e conhecimento pode ser facilmente calculada através do Operador de Bayes:
Onde
é a distribuição de probabilidade a priori para a habilidade e conhecimento do examinando
, :
é a verossimilhança gerada pelas respostas aos itens e
é a distribuição de probabilidade a posteriori para o mesmo examinando ao responder os itens
.
é a distribuição de probabilidade a priori para a habilidade e conhecimento do examinando
, :
é a verossimilhança gerada pelas respostas aos itens e
é a distribuição de probabilidade a posteriori para o mesmo examinando ao responder os itens
.


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