terça-feira, 5 de novembro de 2013

Teoria da Resposta ao Item - Cáculo da Nota do ENEM

A modelagem mais moderna para a Teoria da Resposta ao Item utiliza a Estatística Bayesiana. Nessa modelagem, a probabilidade de acerto de um item é condicionada à habilidade e conhecimento do examinando. A curva que modela a probabilidade de acerto de um item é uma função crescente na ordenada da habilidade e conhecimento; o gráfico que tem a probabilidade condicional de acerto de um item na ordenada e a habilidade e conhecimento na abscissa é conhecido como Curva Característica do Item.
Curva Característica do Item - Teoria da Resposta ao Item
Na abordagem bayesiana da Teoria da Resposta ao Item costuma-se representar a habilidade e conhecimento por uma variável aleatória simbolizada pela letra grega {\theta}; a variável aleatória que representa o acerto ou erro de um item ´s simbolizada pela letra X; o resultado (acerto ou erro) de um item respondido é representado por X = x, onde X = 1 normalmente representa o acerto do item e X = 0 representa o erro. O gráfico da Curva Característica do Item acima é portanto um gráfico que associa a probabilidade de acerto P(X = 1 | {\theta}) em função de {\theta}. Adicionalmente costuma-se utilizar o índice i para indicar um examinando específico ({\theta}_i representa a habilidade e conhecimento do examinando i) e o índice j para indicar um item específico (X_j representa os possíveis resultados do item j e X_{ij} = x_{ij} representa a resposta do examinando i ao item j).
Existe uma gama extensa de modelos da Teoria da Resposta ao Item: os modelos mais complexos podem considerar uma multidimensionalidade da habilidade e conhecimento onde a variável teta que a representa é um vetor multidimensional {\theta} = ({\theta}_1, {\theta}_2, ..., {\theta}_k) como também considerar a abordagem de créditos parciais para acomodar itens com estágios hierárquicos de desenvolvimento, por exemplo: primeiro estágio se nada está correto na resolução do item (X_j = 0_j). segundo estágio se o item foi corretamente esquematizou o problema corretamente (X_j = 1_j); terceiro estágio se o desenvolvimento do raciocínio está correto (X_j = 2_j) e; quarto estágio se o item foi respondido corretamente na íntegra (X_j = 3_j). O modelo de créditos parciais, embora pouco utilizado, é adequado para questões discursivas.
O modelo mais simples e usual da Teoria da Resposta ao Item considera itens dicotômicos (onde os possíveis resultados são acerto ou erro) e uma função logística para modelar a Curva Característica do Item:
P(X_j = 1 | {\theta}) = c_j + {{1 - c_j} \over {1 + e^{-D \cdot a_j \cdot ({\theta} - b_j)}}}
Na modelagem bayesiana da Teoria da Resposta ao Item, conforme citado no início, diz-se que as respostas X_i = (x_{i1}, x_{i2}, x_{i3}, ... x_{iJ}) onde J é o número de itens respondidos pelo examinando i estão correlacionadas através da habilidade e conhecimento {\theta}_i do examinando. Se {\theta}_i fosse conhecido, as respostas x_{i1}, x_{i2}, x_{i3}, ... x_{iJ} seriam independentes estatisticamente. Essa abordagem costuma suscitar algumas confusões pois para o cálculo daverossimilhança utilizaremos o fato de que X_{i1} | {\theta}X_{i2} | {\theta}, ..., X_{iJ} | {\theta} são independentes estatisticamente, ao passo que X_{i1}X_{i2}, ..., X_{iJ} são estatisticamente dependentes. Essa propriedade é conhecida como independência condicional e pode ser estudada em mais detalhes em artigo de De Finetti, B; por ora consideremos que se soubéssemos o verdadeiro valor da habilidade e conhecimento de um examinando as suas respostas a um conjunto de itens seriam estatisticamente independentes pois já saberíamos sua habilidade. Dessa forma, submetê-lo a um conjunto de itens seria inútil: os acertos e erros aos itens seriam meramente aleatórios. Para que a Teoria da Resposta ao Item seja aplicável é necessário pressupor que a habilidade e conhecimento de um examimando seja conhecido através de uma incerteza, representada por uma distribuição de probabilidade, e que os acertos e erros de um examinando numa prova revelem informações sobre seus conhecimentos e habilidades.
Considerando a propriedade da independência condicional dos acertos e erros dos itens respondidos por um examinando, a verossimilhança gerada pelas respostas de um examinando é dada por:
L({\theta} | X_i = x_i) = \prod_{j=1}^{J} {P(X_{ij} = x_{ij} | {\theta})}
Após o examinando responder um conjunto de itens a estimativa da habilidade e conhecimento pode ser facilmente calculada através do Operador de Bayes:
P({\theta}_i | X_i = x_i) = {{L({\theta} | X_i = x_i) \cdot P({\theta}_i)} \over {\int {L({\theta} | X_i = x_i) \cdot P({\theta}_i) \cdot dP({\theta_i})}}}
Onde P({\theta}_i) é a distribuição de probabilidade a priori para a habilidade e conhecimento do examinando i, :L({\theta} | X_i = x_i) é a verossimilhança gerada pelas respostas aos itens e P({\theta}_i | X_i = x_i) é a distribuição de probabilidade a posteriori para o mesmo examinando ao responder os itens X_i = (x_i1, x_i2, ..., x_iJ).


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